O Tribunal Superior do Trabalho abriu as atividades da Corte em 2025 dando destaque às iniciativas que visam aprimorar a uniformização da sua jurisprudência. O presidente do TST, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, destacou que o propósito do colegiado este ano será “promover a estabilidade, a coerência e a força qualificada das decisões do Tribunal”.
“Todos os nossos esforços estão voltados para colocar em prática projetos que auxiliam o julgamento célere e eficiente dos processos que se encontram em nossa responsabilidade”, enfatizou o magistrado.
Ele anunciou o lançamento do sistema Chat-JT, uma ferramenta de Inteligência Artificial Generativa, cujo objetivo é otimizar processos, agilizar o acesso à informação e auxiliar a tomada de decisões, assegurando maior eficiência e celeridade.
“Trata-se de um projeto inovador que promete revolucionar a forma como trabalhamos”, frisou. O ministro explicou que o Chat-JT foi desenvolvido com foco na segurança e na preservação dos dados pessoais, garantindo total sigilo e confiabilidade. Sua implementação está voltada para todos os juízes e os servidores da Justiça trabalhista.
“Representa um avanço tecnológico que se alinha com a modernização do poder Judiciário”, destacou.
Corrêa da Veiga aproveitou para fazer um apelo aos advogados e servidores de todas as instituições integradas ao Judiciário para que apoiem o TST este ano na sua atuação em busca de consolidar a qualificação de precedentes judiciais.
“O apoio de todos é importante neste trabalho”.