O Tribunal Superior Eleitoral realizou neste sábado (05/10), às 12h, a Cerimônia de Verificação da Integridade e Autenticidade dos Sistemas Eleitorais. O evento ocorreu na Sala Multiúso, 1º subsolo do edifício-sede do TSE, em Brasília.
O procedimento padrão acontece na véspera do primeiro turno das eleições e faz parte da fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação.
O procedimento padrão acontece na véspera do primeiro turno das eleições e faz parte da fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação.
Sistemas verificados:
– Gerenciamento da Totalização: conjunto de programas que tem como objetivo principal acompanhar os recebimentos e gerenciar as totalizações dos resultados das eleições a partir dos arquivos processados pelo Receptor de Arquivos de Urna.
– Receptor de Arquivos de Urna: sistema responsável por receber os pacotes gerados pelo Transportador de Arquivos e colocá-los à disposição para serem consumidos pelo Sistema de Gerenciamento da Totalização.
– Informação de Arquivos de Urna: sistema responsável por fornecer ao Transportador de Arquivos a situação dos arquivos enviados e recebidos na base de dados da Justiça Eleitoral.
Zerésima
No dia da eleição, antes da votação começar, cada urna eletrônica emite um documento que comprova a ausência de qualquer voto registrado no equipamento. Ou seja, que está zerada. O procedimento, feito em cada seção eleitoral, na presença dos mesários e fiscais de partidos políticos, é conhecido como zerésima.
O relatório também identifica a urna, confirmando que todos os candidatos do município estão listados. O documento fica disponível na seção eleitoral e qualquer cidadão pode consultá-lo.
Neste domingo (06/10), a votação será iniciada após esse procedimento, às 8h da manhã em todo o país.
Com informações do TSE