A Suprema Corte dos EUA autorizou, nesta sexta-feira (17.1), que a lei que pode bloquear o TikTok no país entre em vigor neste fim de semana. Segundo reportagem da CNN, o colegiado negou um recurso do aplicativo chinês que alegava que a proibição viola a Constituição americana.
A decisão permite que o aplicativo seja banido nos Estados Unidos neste domingo (19.01) e seguiu alertas do governo de Joe Biden de que o TikTok representava uma ameaça “grave” à segurança nacional devido aos seus laços com a China.
A legislação aprovada pelo Congresso dos EUA exige que o TikTok seja comprado por um proprietário que não seja da China ou não possa ser utilizado no país.
Ainda de acordo com a CNN, não está claro se a medida será de fato aplicada e se os 170 milhões de usuários americanos do aplicativo notarão alguma mudança.
No entanto, o caso pode ter uma reviravolta com a posse de Donald Trump em 20 de janeiro, um dia após o prazo para bloquear o aplicativo. Trump afirmou que tomará uma decisão sobre o banimento do TikTok no país, segundo a rede americana.