Dez projetos inovadores de promoção da dignidade humana, especialmente no enfrentamento ao tráfico de pessoas e combate à discriminação, serão premiados pelo CNJ nesta terça-feira (20/5). A cerimônia acontece durante a 7ª sessão ordinária do órgão, em Brasília.
O Prêmio Responsabilidade Social do Poder Judiciário está em sua segunda edição e reconhece práticas eficazes em quatro categorias. Na categoria Entrega Responsável, destaca-se o projeto “Mãe Legal” de Pernambuco, que garante às mulheres o direito de entregar bebês para adoção de forma segura.
Responsabilidade social em destaque
Na categoria Responsabilidade Social, três projetos foram vencedores. O “Meu Título Indígena” do TRE-AL ficou em primeiro lugar, facilitando participação política das populações indígenas. O “Manhãs com Libras” do TJSP oferece treinamento em Língua de Sinais para servidores.
O “Projeto Recomeçar” do TJDFT, parceria com a Fundação Ideah/SBCP, realiza cirurgias reparadoras em mulheres vítimas de violência doméstica. A premiação consiste em entrega de diploma em cerimônia pública, tradicionalmente realizada na Semana Nacional de Responsabilidade Social.