O desembargador federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho foi eleito pelo plenário do Tribunal Regional Federal da 2ª Região para presidir a Corte no biênio 2025-2027. Décimo nono a ocupar a presidência do TRF2, ele foi escolhido por aclamação por seus pares. Foram eleitos também o desembargador federal Marcus Abraham para a vice-presidência, e o desembargador Firly Nascimento Filho para a Corregedoria Regional.
Perfil
Carioca, Luiz Paulo da Silva Araújo Filho ingressou na magistratura federal em 1993, tendo sido aprovado em primeiro lugar no concurso realizado pelo TRF2. Antes, atuou como defensor público do estado do Rio de Janeiro (DPE), cargo que passou a ocupar em 1985, também por concurso público.
O magistrado é professor de Direito Processual Civil e Teoria Geral do Processo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e tem várias obras jurídicas publicadas, com destaque para temas sobre questões processuais.
É membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) e do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual (IIDP), especialista em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), e mestre e doutor em Direito Processual pela Uerj.
Os eleitos
Presidente – desembargador federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho
Vice-presidente – desembargador federal Marcus Abraham
Corregedor Regional – desembargador federal Firly Nascimento Filho
Para o Conselho de Administração foram eleitos os desembargadores federais Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, Marcus Abraham, Firly Nascimento Filho, Guilherme Diefenthaeler Marcelo Pereira, Alberto Nogueira Junior e Júdice Neto (suplente).