Toffoli suspende processos sobre cobrança de PIS/Cofins de bancos

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão de todos os processos em julgamento no país em relação à cobrança do PIS e da Cofins sobre as receitas dos bancos. A medida foi tomada na sexta-feira (30). 

A decisão atende a um Recurso Extraordinário do banco Santander S.A, segundo o qual “a suspensão nacional tem por finalidade garantir um tratamento isonômico entre as partes e evitar decisões conflitantes sobre o tema”.

No despacho, o ministro destacou que o STF, ao julgar esse tema, fixou a tese de que “as receitas brutas operacionais decorrentes da atividade empresarial típica das instituições financeiras integram a base de cálculo do PIS/COFINS”. Entretanto, ainda está pendente o julgamento de embargos de declaração por meio dos quais o  banco Santander e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) requereram a modulação dos efeitos da decisão. 

Eles pleiteiam que a União cobre os tributos só a partir da ata de julgamento de mérito (20/6/23) ou após a entrada em vigor da Lei que estabelece a cobrança (12.973/2014). Para a Febraban, a cobrança deveria ainda ser limitada à venda de mercadorias e/ou prestação de serviços, também após vigorar a mesma lei.

“Penso que a determinação da suspensão do processamento de todos esses processos impede que se multipliquem decisões que, ao cabo, não se harmonizem com o que a Corte poderá eventualmente decidir na apreciação dos referidos embargos de declaração”, declarou Toffoli na decisão.

RE nº 609.096/RS

Autor

Leia mais

A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli

Há 1 dia
O ator Wagner Moura em cena de O Agente Secreto

Wagner Moura rumo ao Oscar? – por Jeffis Carvalho

Há 1 dia
Gestante na pandemia deve receber salário-maternidade

Gestante afastada do trabalho presencial durante a pandemia não pode ter remuneração da época considerada salário-maternidade

Há 1 dia
Fopromontagem mostra Trump e Alexandre de Moraes abraçados

EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sanções e sinalizam degelo diplomático

Há 1 dia
STF julga recurso da PGR que discute prerrogativa de foro

STF julga recurso da PGR sobre manutenção de foro privilegiado após fim de mandato

Há 1 dia
A deputada Carla Zambelli, do PL, do Rio de Janeiro, em discurso na Câmara.

STF tem maioria para confirmar perda de mandato de Carla Zambelli

Há 1 dia
Maximum file size: 500 MB