Fac-símile de modelo de certidão de nascimento

Semana Nacional do Registro Civil oferecerá emissão gratuita de certidões para população vulnerável

Há 7 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

de certidões

No período de 12 a 16 de maio, acontecerá em todo o país a 3ª edição da Semana Nacional do Registro Civil do Poder Judiciário – “Registre-se!”. A iniciativa visa combater o sub-registro civil de nascimento e ampliar o acesso à documentação básica para populações vulneráveis.

No Distrito Federal, os Ofícios de Registro Civil das Pessoas Naturais e os Centros Pop de Brasília e Taguatinga realizarão gratuitamente buscas e emissão de certidões para pessoas em situação de rua e internos do sistema prisional.

Documentação e cidadania

A Corregedoria da Justiça do DF fará a abertura da semana no âmbito do TJDFT em 12 de maio, às 10h, no Espaço Flamboyant, localizado no Fórum de Brasília. Durante o evento, a Coordenadoria de Correição e Inspeção Extrajudicial acompanhará as atividades nos cartórios e nos Centros Pop.

Além da emissão de certidões de registro civil, o programa também oferecerá agendamento para obtenção da Carteira de Identidade Nacional. Esses serviços representam o primeiro passo para que pessoas em situação de vulnerabilidade possam acessar outros direitos fundamentais.

Iniciativa nacional

A iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem como objetivo conjugar esforços entre órgãos e entidades dos três poderes e da sociedade civil para combater o sub-registro civil de nascimento no país e ampliar o acesso à documentação básica a todos os brasileiros.

O programa é especialmente importante para populações em situação de vulnerabilidade, que muitas vezes enfrentam barreiras burocráticas e financeiras para obter documentos essenciais à cidadania.

Locais de atendimento

Os interessados poderão buscar atendimento nos 14 Cartórios de Registro Civil distribuídos pelas regiões administrativas do DF. Além disso, o Centro Pop de Brasília, localizado no SGAS 903, Conjunto C, e o Centro Pop de Taguatinga, na QNF 24 A/E nº 2, Módulo A, também oferecerão os serviços.

A expectativa é de que a ação contribua significativamente para a diminuição do número de pessoas sem documentação básica no Distrito Federal, problema que ainda afeta parte considerável da população em situação de vulnerabilidade.

Autor

Leia mais

A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli

Há 1 dia
O ator Wagner Moura em cena de O Agente Secreto

Wagner Moura rumo ao Oscar? – por Jeffis Carvalho

Há 1 dia
Gestante na pandemia deve receber salário-maternidade

Gestante afastada do trabalho presencial durante a pandemia não pode ter remuneração da época considerada salário-maternidade

Há 1 dia
Fopromontagem mostra Trump e Alexandre de Moraes abraçados

EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sanções e sinalizam degelo diplomático

Há 1 dia
STF julga recurso da PGR que discute prerrogativa de foro

STF julga recurso da PGR sobre manutenção de foro privilegiado após fim de mandato

Há 1 dia
A deputada Carla Zambelli, do PL, do Rio de Janeiro, em discurso na Câmara.

STF tem maioria para confirmar perda de mandato de Carla Zambelli

Há 1 dia
Maximum file size: 500 MB