Por unanimidade, STF torna Léo Índio réu pelos atos de 8/1

Há 10 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Por unanimidade, a 1° Turma do Supremo Tribunal Federal tornou Leonardo Rodrigues de Jesus réu. Mais conhecido como Léo Índio, o primo dos filhos mais velhos do ex-presidente Jair Bolsonaro foi denunciado em janeiro deste ano pela Procuradoria-Geral da República por cinco crimes: associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, com considerável prejuízo para a vítima e Deterioração de patrimônio tombado. O julgamento da Pet 10850, que investiga os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, ocorre no plenário virtual. 

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, afirmou que há provas suficientes da participação de Léo Índio na execução dos atos antidemocráticos. Os autos indicam que o investigado registrou e divulgou na internet imagens em frente ao Congresso Nacional, no momento em que participava da invasão e depredação às sedes dos três Poderes. 

As investigações revelaram que o denunciado também esteve envolvido em manifestações ocorridas em acampamentos erguidos após as eleições presidenciais de 2022, em frente a unidades militares. 

“O denunciado, conforme narrado na Denúncia, não só participou das manifestações antidemocráticas como também instigou e colaborou ativamente para os atos de depredação ocorridos no dia 08/01/23 contra as sedes dos Três Poderes”, afirmou Moraes.

Seguiram o relator os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Luiz Fux e a ministra Cármen Lúcia, que formam a 1° Turma do Supremo. 

 

Autor

Leia mais

A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli

Há 1 dia
O ator Wagner Moura em cena de O Agente Secreto

Wagner Moura rumo ao Oscar? – por Jeffis Carvalho

Há 1 dia
Gestante na pandemia deve receber salário-maternidade

Gestante afastada do trabalho presencial durante a pandemia não pode ter remuneração da época considerada salário-maternidade

Há 1 dia
Fopromontagem mostra Trump e Alexandre de Moraes abraçados

EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sanções e sinalizam degelo diplomático

Há 1 dia
STF julga recurso da PGR que discute prerrogativa de foro

STF julga recurso da PGR sobre manutenção de foro privilegiado após fim de mandato

Há 1 dia
A deputada Carla Zambelli, do PL, do Rio de Janeiro, em discurso na Câmara.

STF tem maioria para confirmar perda de mandato de Carla Zambelli

Há 1 dia
Maximum file size: 500 MB